A Gestão do prefeito Djalma Melo, por
meio da Secretaria Municipal de Educação, a exemplo dos primeiros anos da
gestão, trabalha firme no diagnóstico e na reelaboração do novo PAR – Plano de
Ação Articulada, junto ao FNDE-MEC.
É um trabalho de valorosa dimensão na
educação municipal que demanda tempo e trabalho. Em Arari esse trabalho com
objetivo de construção do novo PAR – 2016 a 2019, conta com profissionais do
município e técnicos contratados pela Semed, sob a orientação do prefeito e em
interação com o secretário Nilson de Jesus Sousa.

Antes e depois - Quando foi começada a elaboração do
PAR em Arari, observaram-se poucas demandas atendidas, entretanto, por
determinação do prefeito Djalma Melo, que realizou investimento em treinamento
de pessoal, no sentido de que o município fosse contemplado com maior número de
demandas de acordo com a realidade, investindo também na ambiência física da
Semed e em formadores na área de gestão educacional.
Para tanto, a equipe realizou
coordenadas geográficas das escolas com base no número de alunos matriculados
em 2013 e, em seguida, instruiu o sistema com base na realidade do município e,
que, após análise fora contemplado com a aprovação. Não teve um povoado em
Arari que não fosse visitado pela equipe do PAR. Trabalho de equipe que demanda tempo e
logística para que os dados educacionais do município sejam colocados no
Sistema de Informações do referido Plano.
Só para que se tenha uma idéia, uma das
estratégias da equipe foi inserir demandas de solicitação de prédios escolares
onde os alunos, há anos estudavam em capelas, barracões ou espaços residenciais
improvisados como escola, onde não havia condições salubres para a prática do
ensino e aprendizagem. Mas aos poucos
esta realidade está mudando em Arari.
O PAR também contempla outras demandas,
tanto é que está dividido em quatro níveis e estabelece critérios que têm como
base a Gestão Educacional, a Formação de Professores e dos Profissionais de
Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura
Física e Recursos Pedagógicos. Mas tudo isso deve ser muito bem justificado com textos, imagens e
gráficos que representem a realidade de cada demanda solicitada.
A
responsabilidade com a educação de Arari é a principal meta a ser construída
pelo novo PAR – 2016 a 2019, sentido em que está sendo elaborado com base nas
metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, também construído e
aprovado na atual gestão. Tudo isso deve tem como estrutura o Plano Nacional de
Educação equivalente a 22 metas.
Um trabalho na
educação que já dá bons frutos
– Para que se tenha uma idéia da importância do PAR para Arari, contabilizam-se
muitas conquistas frutos da versão 2013 a 2015, que demonstram-se da seguinte
forma: 3 escolas de 6 salas – FNDE (nos povoados de Moitas, Manoel João e
Bamburral); 6 escolas de 4 salas – FNDE
(nos povoados de Flexeiras, Bubasa, Escondido, Cedro, Capim-Açu, Aranha); 6 escolas de 2 salas – FNDE (nos povoados de Pimental,
Cajazinho, Passa Bem, Capoeira Grande, Paiol, Sta Inês); 5 escolas de 1 sala –
FNDE (nos povoados de Carmo, Alto de Pedra, Jabuti, Bacabalzinho, Ilha da
Pindoba); 1 creche Tipo 1 – FNDE (No Bairro
Novo Horizonte); 3 ginásios poliesportivos – FNDE ( nos povoados Mata e Moitas,
e no Bairro Perimirim); 1 cobertura de
quadra – FNDE (Colégio Arariense); 03 ônibus escolares – FNDE; 3000 conjuntos
de carteiras escolares; 180 conjuntos cadeiras e mesas para professores – FNDE;
01 Fogão Industrial para Creche Tia
Conci; 01 batedeira elétrica para Creche Tia Conci e mobiliário para creche Tia
Conci (que está aguardando pregão eletrônico do FNDE).
Projeto de concepção e
aplicação no Município de Arari
- Além disso, o Município de Arari, por meio do “Projeto Escola Cidadã” está
investindo na estrutura dos prédios escolares, construindo novos prédios,
reformando e ampliando. Neste caso, as ações são amparadas com recursos
próprios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário