quarta-feira, 11 de maio de 2016

Educação de Arari colhendo os frutos da boa gestão e reelabrando ações do novo PAR




A Gestão do prefeito Djalma Melo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a exemplo dos primeiros anos da gestão, trabalha firme no diagnóstico e na reelaboração do novo PAR – Plano de Ação Articulada, junto ao FNDE-MEC. 
É um trabalho de valorosa dimensão na educação municipal que demanda tempo e trabalho. Em Arari esse trabalho com objetivo de construção do novo PAR – 2016 a 2019, conta com profissionais do município e técnicos contratados pela Semed, sob a orientação do prefeito e em interação com o secretário Nilson de Jesus Sousa.
Para melhor entendimento do PAR - Esta versão deverá ser articulada com o Plano Municipal de Educação, que trará as suas metas e que deverão ser inseridas na nova planilha. Trata-se de um trabalho que já colhe resultados, como por exemplo, a construção de novos prédios escolares em vários povoados de Arari.
Para continuar entendendo como se concebe o PAR, como se elabora e como se executa - Logo no começo da atual gestão, em 2013, o prefeito Djalma Melo instituiu uma equipe local para fazer parte da elaboração e alimentação do PAR, num período que se estendeu de abril a junho de 2013. Em Arari, o secretário Nilson de Jesus Sousa, o secretário adjunto Marcelo Sousa Santa, os professores Joelma Braga, Janaina Sousa, Flávia Lopes, Silvilene Silva e Fabrício Santana integram a equipe do PAR. Esse mesmo trabalho já está há três semanas funcionando em Arari e tem como objetivo organizar e estruturar a planilha eletrônica (Simec) que já rende um trabalho na educação jamais visto em Arari. Agora configura-se a nova versão do PAR – 2016 a 2019.
Antes e depois - Quando foi começada a elaboração do PAR em Arari, observaram-se poucas demandas atendidas, entretanto, por determinação do prefeito Djalma Melo, que realizou investimento em treinamento de pessoal, no sentido de que o município fosse contemplado com maior número de demandas de acordo com a realidade, investindo também na ambiência física da Semed e em formadores na área de gestão educacional.
Para tanto, a equipe realizou coordenadas geográficas das escolas com base no número de alunos matriculados em 2013 e, em seguida, instruiu o sistema com base na realidade do município e, que, após análise fora contemplado com a aprovação. Não teve um povoado em Arari que não fosse visitado pela equipe do PAR.  Trabalho de equipe que demanda tempo e logística para que os dados educacionais do município sejam colocados no Sistema de Informações do referido Plano. 
O que antes praticamente não existia, agora é uma realidade.  Por determinação e responsabilidade do secretário Nilson de Jesus Sousa, o PAR 2016 será ainda melhor que o anterior, uma vez que já orientou os auxiliares à prática da continuação da boa gestão, em que a responsabilidade social se sobrepõe a interesses privados.  
Só para que se tenha uma idéia, uma das estratégias da equipe foi inserir demandas de solicitação de prédios escolares onde os alunos, há anos estudavam em capelas, barracões ou espaços residenciais improvisados como escola, onde não havia condições salubres para a prática do ensino e aprendizagem.  Mas aos poucos esta realidade está mudando em Arari.
O PAR também contempla outras demandas, tanto é que está dividido em quatro níveis e estabelece critérios que têm como base a Gestão Educacional, a Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Mas tudo isso deve ser muito bem justificado com textos, imagens e gráficos que representem a realidade de cada demanda solicitada.
A responsabilidade com a educação de Arari é a principal meta a ser construída pelo novo PAR – 2016 a 2019, sentido em que está sendo elaborado com base nas metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, também construído e aprovado na atual gestão. Tudo isso deve tem como estrutura o Plano Nacional de Educação equivalente a 22 metas.
Um trabalho na educação que já dá bons frutos – Para que se tenha uma idéia da importância do PAR para Arari, contabilizam-se muitas conquistas frutos da versão 2013 a 2015, que demonstram-se da seguinte forma: 3 escolas de 6 salas – FNDE (nos povoados de Moitas, Manoel João e Bamburral);  6 escolas de 4 salas – FNDE (nos povoados de Flexeiras, Bubasa, Escondido, Cedro, Capim-Açu, Aranha);  6 escolas de 2 salas – FNDE (nos povoados de Pimental, Cajazinho, Passa Bem, Capoeira Grande, Paiol, Sta Inês); 5 escolas de 1 sala – FNDE (nos povoados de Carmo, Alto de Pedra, Jabuti, Bacabalzinho, Ilha da Pindoba);  1 creche Tipo 1 – FNDE (No Bairro Novo Horizonte); 3 ginásios poliesportivos – FNDE ( nos povoados Mata e Moitas, e no Bairro Perimirim);  1 cobertura de quadra – FNDE (Colégio Arariense); 03 ônibus escolares – FNDE; 3000 conjuntos de carteiras escolares; 180 conjuntos cadeiras e mesas para professores – FNDE;  01 Fogão Industrial para Creche Tia Conci; 01 batedeira elétrica para Creche Tia Conci e mobiliário para creche Tia Conci (que está aguardando pregão eletrônico do FNDE).
Projeto de concepção e aplicação no Município de Arari - Além disso, o Município de Arari, por meio do “Projeto Escola Cidadã” está investindo na estrutura dos prédios escolares, construindo novos prédios, reformando e ampliando. Neste caso, as ações são amparadas com recursos próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário