quinta-feira, 19 de março de 2015

Mais ações itinerantes na educação de Arari

Equipe da secretaria de educação de Arari visita escolas numa ação itinerante. A intenção é conferir em loco se ações estão sendo disparadas conforme planejamento, averiguação da ambiência física da escola, desenvolvimento dos projetos e outras ações pertinentes à educação municipal.
Neste sentido a equipe da educação tem interagido com alunos, professores, funcionários da educação de modo geral, com pais e responsáveis pelos alunos. Ouvir, interagir, compartilhar, semear as sementes do bem é, segundo o secretário de educação, uma das razões dessa itinerância.

“Não chegamos lugar nenhum de forma solitária e egoística, imagine na educação que é uma política pública de interesse comum!”. Resumiu o secretário Nilson de Jesus Sousa, dizendo que todos podemos contribuir para que a educação seja a cada dia melhor.
Dando continuidade à ação itinerante na educação do município de Arari, o prefeito Djalma Melo, o secretário adjunto de Educação, Marcelo Santana, as coordenadoras pedagógicas Joelma Braga, Janaina Silva, Flavia Lopes e outros auxiliares da gestão municipal, visitaram ontem, dia 18 de março, escolas municipais. Entres as escolas visitadas estão a Zuleide Bogea e Professora Luiza Francelina.
O prefeito determinou serviços na escola Luiza Francelina, o que responde ao anseio da comunidade escolar, sendo uma reivindicação da gestão da escola.
Já escola Zuleide Bogea está entre as que passam por reforma total em sua estrutura em que há um convênio firmado entre o governo estadual e o Município de Arari. Neste sentido, o secretário de educação de Arari, Nilson de Jesus Sousa, tem agendado uma reunião com a secretária de educação do Estado, o que deve acontecer dia 25 de março.
Nesse mesmo dia o secretário de educação de Arari esteve nas escolas dos povoados Cipó e Cajazinho. Na foto, o secretário conversa sobre linguagem numérica com alunos da Educação Infantil.
Escolas que já foram visitadas Raimunda Marques, José Francisco, Creche Tia Conci, Luiza Francelina, Roseana Sarney, Zuleide Bogea, Monsenhor Brandt, Antônio Garcia, escola do povoado Cajazinho e do povoado Cipó.

terça-feira, 17 de março de 2015

EDUCAÇÃO DE ARARI - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA RAIMUNDA MARQUES ABRAÇA SEUS ALUNOS COM PALAVRAS DE FÉ AMOR E ESPERANÇA



Os alunos e professores da Escola Professora Raimunda Marques, da Rede Municipal de Arari, protagonizaram uma aula show.

O momento representa o início do ano letivo de 2015 nesta escola. Nesse sentido uma das ações do encontro entre alunos e professores foi a construção de um bingo com dizeres de ações por meio de palavras de esperança e fé a todos que fazem parte da escola.

Escola, amor, esperança, felicidade, esperança, e cidadania esse foi o mote das cartelas sorteadas. Os alunos com olhos e corações atentos demonstraram no primeiro dia de aula o que será no decorrer do ano.

Com a área de convivência lotada, os professores, os gestores e auxiliares interagiram com seus pequeninos, no sentido de dá o tom de boas vidas. O secretário de educação de Arari, Nilson de Jesus Sousa, assistiu a uma boa parte da apresentação ao tempo em que se pronunciou levando a mensagem do prefeito Djalma Melo e todos que fazem a educação. “É preciso que todos nós nos juntemos nesse pacto pela vida e pela salvação por meio da educação!” Além de que chamou a atenção dos pais para que não se esqueçam de também contribuir com a formação educacional e humana de seus filhos. Enfim, o secretário agradeceu pelo empenho dos professores e de todos que de forma decisiva têm mudado a maneira de se fazer educação em Arari.

A escola, prédio do Raimunda Marques, passa por uma ampla reforma, fruto de convênio (contrato entre as partes), entre o Governo estadual e o Município de Arari, que teve até agora apenas uma das parcelas pagas, tem encontrado extrema dificuldade de acomodar os alunos, improvisando às vezes de maneira não muito confortável. Sentido em que ainda restam duas parcelas a serem repassadas pelo Executivo estadual.

O secretário de educação, Nilson de Jesus Sousa, disse que tem procurado a Seduc para resolver a questão e que acredita na sensibilidade dos governantes para resolver a questão.




sexta-feira, 13 de março de 2015

Ação itinerante educação de Arari



Com o objetivo de verificar como estão às obras dos prédios escolares que estão sendo reformados pela administração municipal, o prefeito de Arari, DjalmaMelo, o secretário adjunto de Educação, Marcelo Santana, as coordenadoras Pedagógicas da Semed, Joelma Braga, Flávia Lopes e Janaina Sousa, a Supervisora Josivete Martins, a coordenadora da Casa do Professor, Kátia Berredo, a assessora técnica da Semed, Silvilene Pereira, o presidente da SEPAD, Rodson Correia, e outros auxiliares da administração conferiram in loco como andam as obras.Trata-se de uma ação itinerante na educação em que o prefeito Djalma Melo e auxiliares constatam como andam as ações na educação municipal.As visitas aconteceram no dia 11 de março, terça-feira, em que a comitiva esteve nas escolas professor José Francisco, Roseana Sarney e Raimunda Marques.
Na escola Raimunda Marques, o prefeito garantiu o início das aulas e, nesse sentido, determinou que as intervenções necessárias fossem realizadas com urgência. A escola José Francisco passa por intervenções e pintura geral, também visitada pela equipe, houve um conversa com os profissionais da educação.
Na mesma oportunidade, o prefeito conversou com os professores para saber das expectativas e dos desafios que têm enfrentado.
Por último, a comitiva esteve na EM Roseana Sarney, no bairro Coreia, que passa por total reforma em sua estrutura.
As reformas e adequação de prédios escolares estão sendo realizadas com recursos próprios.
Na próxima semana, a ação continuará com averiguação das obras do PAR - Plano de Ação Articulada, em que serão visitados mais de 20 novos prédios escolares.
  

quarta-feira, 4 de março de 2015

EDUCAÇÃO DE ARARI - CONSELHOS REALIZAM FORMAÇÃO EM ARARI



Aconteceu ontem, dia 3 de março, a Formação de Conselheiros do PNAE E FUNDEB. A Formação contempla uma reivindicação dos Conselhos por meio de seus representantes que já haviam solicitado à gestão Municipal de Arari, tendo como interlocutora a Secretaria Municipal de Educação (Semed). 
Participaram da formação cerca de 20 pessoas entre atuais e ex-conselheiros que têm interesse nas questões pautadas nos Conselhos de controle social.
A Casa do Professor foi o local da formação, sendo que fora ministrada em dois horários, pela manhã e à tarde.  
Os conselheiros do Fundeb, professor Murilo pereira, e do CAE, professor Givanildo Mesquita de Sousa, participaram da formação e emitiram opiniões sobre a formação. O Conselheiro do CAE enalteceu a importância da aprendizagem para o melhor desempenho de suas funções na gestão do CAE, o presidente do Conselho do Fundeb, por sua vez, disse que se sentia gratificado com o atendimento da Semed em reconhecer a necessidade de formar melhor os conselheiros tendo em vista que a transparência e o controle dos recursos públicos interessa a todos.
O secretário de educação de Arari esteve no local do evento e interagiu sobre o papel de cada instituição e disse que via com bons olhos a devida fiscalização dos recursos da educação. “Entendo que há um encontro de intenções nesta ação, pois eu sou um defensor de que as pessoas e preparem para exercerem os seus papeis com competência e eficácia. Quando se trata de órgãos de controle social, encontra total e irrestrito apoio na minha pessoa, na condição de cidadão e na condição de autoridade que atualmente estou investido”.

segunda-feira, 2 de março de 2015

EDUCAÇÃO DE ARARI - COMEÇA HOJE O PROERD NAS ESCOLAS MUNICIPAIS



Começa hoje em Arari o Proerd, correspondente ao ano de 2015 – Programa Educacional de Resistência às Drogas
O Proerd vem beneficiando centenas de alunos da rede Municipal de Ensino e já vem sendo executado desde 2011.
Hoje será feita a distribuição dos livros e apresentação do planejamento por parte do sargento da Polícia Militar Carlos César Amaral Matos que o instrutor do Proerd em Arari.
Para que se tenha uma ideia, o Proerd que é uma ação do Governo do Estado por meio da Polícia Militar do Maranhão, 10ª CI, Viana-Ma, tem encontrado total apoio da Gestão Municipal de Arari e, com isso, vem realizando um excelente trabalho com os alunos no sentido de prevenção e consciência em relação aos malefícios causados pelo uso e abuso de drogas.
O Proerd vai contemplar cerca de 274 alunos  do 5º ano do Ensino Fundamental e, nesta versão, vai ser realizado nas escolas municipais Antônio Garcia, Pe. Brandt, José Francisco, Arremate-a Cisne, Raimunda Marques, Leão Santos, Colégio Comercial, professora Luiza Francelinaa e Leão Santos.
Por determinação do prefeito Djalma Melo e planejamento da Semed de Arari, já está sendo discutida a possibilidade da expansão desta ação para as escolas municipais da zona rural de Arari.