quinta-feira, 5 de junho de 2014

Só para lembrar do arquivo, da memória e história da educação estadual! Muito prazer em abraçá-lo!




No decorrer da minha história e carreira na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já trabalhei com muitas pessoas. Portanto, não me é surpresa a escolha de Danilo de Jesus Vieira Furtado para ser o titular da pasta da educação estadual.  Trata-se de uma pessoa inteligente, proativa, trabalhadora, que conhece os procedimentos de administração pública, e que tem um excelente relacionamento com os servidores da educação estadual.

Para lembrar o arquivo e memória da educação estadual, posto fotos dos períodos em que o novo secretário comandou a pasta da Seduc, primeiro como secretário adjunto e por duas vezes como secretário, salvo engano. Ressalve-se que em períodos distintos com outra terminologia.

Lembro-me que Danilo montou uma Assessoria de Comunicação de muita qualidade, inclusive contando com o meu nome, apenas como um foca. Mas me lembro de nomes já consagrados como de Celina Mendes, Raimundo Castro, Nilson Amorim, Rociléia Dourado. Na reportagem fotográfica nada menos que José Paulo, Diniz e Antônio José (saudosa memória). Antes, porém contou com a tarimba e inteligência de Cícero Alves (in memoriam) e outros.

Bons tempos em que fomos comandados pelo estimável Nilson Amorim, inegavelmente um mestre da Comunicação. Criamos três frentes de trabalho, ou melhor, Estações de Trabalho: Rádio, Jornalismo e Relações Públicas. Um aprendizado! Não parece verdade, mas fazíamos reuniões de pauta e de outros trabalhos. Neste período eu fortaleci muito a minha vocação pela Comunicação e meu prazer pela escrita.

Lembro-me das palavras de Danilo ao entregar um laboratório de Comunicação para a Ascom Seduc, “aqui é como se vocês estivessem numa especialização em Comunicação”. Guardei! Penso que usufruir da melhor forma, pois de lá foram as minhas primeiras publicações para as páginas dos jornais. 

Poderia enumerar vários episódios desse período, mas ilustro com apenas dois que considerei marcantes e oportunos. O outro é quando fomos fazer uma visita na Casa dos Estudantes Secundários do Maranhão, antiga UMES e atualmente CESM. Os estudantes tinham sido recebidos em audiência pelo secretário e reivindicavam, da forma que reivindicam hoje, a reforma da Casa. E fomos eu e Danilo olhar in loco a situação física daquela instituição. Dali nasceu uma reforma que em pouco tempo fora entregue aos estudantes. Ofereci-me não só pelo interesse jornalístico e de educação, mas sobremaneira, porque sou ex-morador da Casa. Então, sabiamente registrei estas imagens memoriáveis para a educação do Maranhão.

Nesta hora, não só como funcionário da educação estadual, mas também como secretário de educação de Arari, ofereço-lhe o meu abraço em nome de todos os servidores da educação que o senhor conhece tanto quanto eu. E também em nome do propósito de somarmos forças de contribuirmos no que for possível para fazermos o melhor por nossa gente.
Em Arari temos muitos desafios e estamos com força, trabalho, determinação e amor ao próximo rompendo as barreiras que ainda nos enfeiam. Eu sei que não há comparação em relação aos desafios que lhes aguardam, pois o Maranhão é continental, mas saiba que pode contar com este humilde servidor que começo com Auxiliar Operacional na Seduc e, por obra e graça de Deus, o fez secretário de Arari.

Aceite o nosso abraço, 
Nilson de Jesus Sousa (Nilson Ericeira)
Secretário de Educação de Arari 

Nenhum comentário:

Postar um comentário