domingo, 20 de abril de 2014

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM DISCUSSÃO



No final da primeira semana de abril, dia 14, segunda-feira, na Casa do Professor, por determinação do prefeito Djalma Melo, a Secretaria de Municipal de Educação de Arar (Semed) deu continuidade a discussão  com a finalidade da elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).

Neste evento, além do secretário de educação, Nilson de Jesus Sousa (Nilson Ericeira), do secretário adjunto de educação, professor Marcelo Santana, compareceram à reunião a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Arari, professora Eulina Pottker, supervisores, gestores, professores da Rede Municipal de Ensino e representantes de outros seguimentos sociais.

Na reunião foram dissecadas todas as 2º metas programáticas do Plano nacional de Educação que serve com viga para a implementação dos Planos estaduais e municipais de educação. Contextos em que foram formadas as comissões devidas para o aprofundamento das metas direcionadas à realidade do município de Arari. A exemplo, foram constituídas as comissões de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Gestão, Área Física do Sistema de Ensino bem como outras. Ressalta-se a participação ativa da representação do Conselho de Alimentação escolar (CAE).

Já está em pauta outra reunião para a discussão nas comissões e o  consequente ajuste para a confecção do Plano. Um dos objetivos dos trabalhos é que se chegue a um consenso quanto às demandas em nível local, dentro de uma realidade possível. Isto inclusive foi declarado pelo secretário de educação de Arari. “Acho importantes que sempre sejamos objetivos e que vislumbremos ações possíveis, uma vez que têm metas muito importantes, mas que não se direcionam a nossa realidade. Esta é uma oportunidade ímpar de traçarmos o nosso cenário nos diversos aspectos que podemos abordar a educação”.  Mostrou-se feliz pelo momento histórico e de transformação, concluiu a sua fala. 

Ressalta-se que a Semed de Arari enviou convite com antecedência da realização da reunião a todos os seguimentos sociais. Segue a lista dos segmentos convidados com seus respectivos representantes que devem fazer parte das discussões e que serão novamente convidados para as reuniões: Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal do Fundeb, Conselho de Alimentação escolar (CAE), gestores das escolas estaduais, gestores das escolas municipais, Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Secretaria de Planejamento do Município, supervisores da educação do campo, coordenação do EJA, ensino superior particular, ensino superior público, coordenação pedagógica (Semed), sindicato dos trabalhadores públicos municipais, sindicato dos  trabalhadores rurais, Ministério Público, representante da unidade de coordenação de programas, projetos e ações da Semed de Arari e de igrejas e representantes da creche.




Nenhum comentário:

Postar um comentário